Mais de 1.000 militares reforçam policiamento na Região Metropolitana de Belém.
A Polícia Militar deflagrou, nesta sexta-feira (19), a operação “Overlord”, que reuniu mais de 1,1 mil militares e em 557 viaturas para reforçar a segurança nos locais com ocorrências de crimes na Região Metropolitana de Belém. O trabalho teve também suporte do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), canil e a cavalaria. Inicialmente, as ações se concentraram durante a noite.
Os esforços foram distribuídos, simultaneamente, às 17 horas, em quatro locais: Arterial 18, área do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), estação final do BRT, Avenida Augusto Montenegro, Comando-Geral da PM – que compreende a área do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) – e Praça da Bandeira, que envolve o Comando de Policiamento da CapitaI (CPC I).
O objetivo da operação é agir preventivamente em áreas identificadas pelas manchas criminais, combatendo, principalmente, roubo e homicídios, que já apresentaram constante redução. Para o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, ações como essa são importantes para a manter a diminuição da violência e promover a paz social.

“Estamos deflagrando a Operação Overlord, da Polícia Militar, usando o efetivo de vários batalhões e sessões especializadas, com o apoio do Grupamento Aéreo, para que possamos demonstrar, cada vez mais, a força do Estado, a presença policial, e levar segurança a cada cidadão paraense que precisa ter o direito de ir e vir garantido com tranquilidade”, disse Ualame Machado.O secretário destacou ainda a participação de policiais militares de várias frentes, incluindo a cavalaria, batalhão de cães, motocicletas e viaturas quatro rodas.
De acordo com levantamento da Polícia Militar, 80% dos crimes estão reunidos em 20% de uma determinada área e costumam ocorrer, quase sempre, em horário específico, o que fez determinar os locais e o momento para que a operação fosse às ruas.
“Lançamos a operação em quatro locais: na frente do Ginásio Abacatão, em Ananindeua; na rotatória do Tapanã: no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, e aqui na Praça da Bandeira”, continuou Ualame, destacando o emprego de toda a capacidade operacional da PM na prevenção da criminalidade. “Com esse aporte de efetivo da atividade administrativa e pessoal de folga, batemos o recorde de viaturas cadastradas na região metropolitana de Belém para atendimento de ocorrências. A intenção é, com isso, reduzir cada vez mais os índices de criminalidade na capital e região metropolitana”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Dílson Júnior.

Redução – O Monitor da Violência do portal G1 divulgou, na última quarta-feira (17), que o Pará é o segundo Estado do País com a maior redução de crimes violentos letais intencionais, que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Na maioria dos Estados brasileiros houve aument o de 8%, segundo o estudo.
Somente em abril de 2020, foram computadas 3.950 ocorrências, contra 3.656 no mesmo período do ano passado, mesmo com a circulação de pessoas limitada devido ao isolamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus. De janeiro a abril, foram 15.868 crimes violentos, crescimento de 9% no país. Ao todo, 19 Estados apresentaram aumento no número de homicídios no primeiro quadrimestre entre os anos de 2019 e 2020.
O Pará, ao contrário, figura em segundo lugar entre as sete unidades federativas que reduziram crimes violentos letais intencionais, com 24% de queda. Foram 1.036 casos de janeiro a abril de 2019 e 789 no quadrimestre de 2020, o que significa a preservação de 247 vidas. O Estado perde somente para Roraima, com redução de 33% nos quatro primeiros meses de 2020.
Com informações da Agência Pará.

PC prende homem suspeito de abusar de adolescente dentro de shopping em Belém.
Policiais civis do Pará e militares do Amapá prendem suspeito de assassinatos em Afuá.
Polícia Civil apreende mais de 800 cigarros eletrônicos na Região Metropolitana de Belém.
Polícia Federal realiza flagrante de transporte ilegal de combustível em Redenção/PA.
Projeto Eu+Você=Jesus chega à 14ª edição em 2025 com o tema “Eu e minha família servimos ao Senhor”
GMB detém flanelinha suspeito de cobrança irregular na Praça da República.
Ônibus perde controle e atinge área de mangue na PA-458, em Bragança
Adora Pará: Música, Amor e Fé marcam a noite de abertura do maior evento cristão do Estado.