Helder Barbalho participa de lançamento de programa federal voltado para o Marajó
O Governo Federal lança, nesta terça-feira (03), no Palácio do Planalto, o programa “Abrace o Marajó”, que tem o objetivo de melhorar o IDH dos municípios da região a partir da ampliação do alcance e do acesso da população marajoara aos direitos humanos. A inauguração teve participação do Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.
O programa – que é gerido no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) – foi desencadeado, segundo o portal do Ministério, por causa dos altos índices de exploração sexual e violência contra crianças, adolescentes, juventude, mulheres e pessoas idosas.
ABRACE O MARAJÓ
A primeira fase do Programa aconteceu em 2019, na qual foram realizados: atendimentos médicos e jurídicos, além de audiências públicas para acolhimento de reivindicações; palestras sobre violência doméstica contra a mulher e exploração sexual infantil; e serviços gratuitos de cobertura de eixo a fim de prevenir acidentes como, por exemplo, escalpelamentos.
Já a segunda fase do Abrace o Marajó possui seis objetivos específicos. Dentre eles, auxiliar na ampliação e no aumento da qualidade dos serviços públicos prestados e contribuir para melhoria dos indicadores de educação, de saúde, de segurança e de renda.
O programa também tem como objetivo fomentar a atuação da sociedade civil e do setor privado nos municípios que compõem o Arquipélago do Marajó e cooperar para a redução dos índices de violação de direitos da família, da mulher, da criança e do adolescente, do jovem, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.
As outras metas são: contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares intergeracionais e contribuir para a sustentabilidade das políticas públicas e dos programas implementados nos municípios que compõem o Arquipélago do Marajó.
“O Marajó é riquíssimo, a população marajoara é incrível, e nós, Poder Público e Privado, juntos, contribuiremos para o florescimento desse potencial e a transformação sustentável da região”, declarou Damares.

Prefeitura de Marituba paga R$ 2,8 mi em terreno vendido 1 mês antes por R$ 300 mil, revela reportagem.
Polícia Civil do Pará entrega mais de 190 celulares recuperados na Grande Belém.
Festival Interativo de Música e Arquitetura retorna à Belém, desta vez para homenagear o Theatro da Paz, quinta-feira, dia 16/11. Entrada gratuita.
Decreto proíbe viagens entre Belém e ilha do Marajó no período do Carnaval.
Governador atualiza bandeiramento e proíbe bares e festas em todo o Estado.
Segup alerta para surgimento de possíveis golpes com oferta de vacinação.
Projeto Eu+Você=Jesus chega à 14ª edição em 2025 com o tema “Eu e minha família servimos ao Senhor”
GMB detém flanelinha suspeito de cobrança irregular na Praça da República.
Ônibus perde controle e atinge área de mangue na PA-458, em Bragança
Adora Pará: Música, Amor e Fé marcam a noite de abertura do maior evento cristão do Estado.